
Os fabricantes abusam dos açúcares não só porque intensificam o sabor doce, mas também funcionam como conservantes, melhoraram a textura e corrigem a acidez. Na maioria dos casos os fabricantes não indicam a respectiva quantidade de açúcar nos rótulos. A lei só obriga a sua indicação no rótulo quando há uma declaração nutricional, como, por exemplo, a referência “sem açúcar”.
E se for light?
Os refrigerantes do tipo light possuem adoçantes no lugar do açúcar simples. O excesso do consumo desse tipo de refrigerante aumenta também a ingestão de adoçantes artificiais, o que não é recomendado.
2 comentários:
Eu sou daquelas pessoas que põe a mão no ar, quando passa na Tv o anúncio da Coca-cola light! Digamos que sou uma viciada em recuperação!
Os refrigerantes são hoje os maiores transportadores de açúcar para o ventre da raça humana. O açúcar presente numa Coca-Cola é 10%, a água tônica tem um pouco mais (porque é amarga)[a ditadura do açúcar usa os sabores fortes: amargo, salgado, ácido e até a pimenta para abafar a docura do açúcar e poder usar mais].
Mas os refrigerantes são apenas um dos veículos. Temos ainda a doçaria, a confeitaria, os farináceos, o café e o chá. Isso como grandes transportadores.
Entre os pequenos transportadores de açúcar estão as carnes embutidas, etc.
Enviar um comentário