quinta-feira, 15 de março de 2007

Refrigerantes de açúcar!

Os refrigerantes tornaram-se num hábito de consumo enraizado na sociedade. É um produto consumido por todas as faixas etárias e classes sociais. É um produto pobre nutricionalmente e com teores elevados de açúcar. Sabia que uma lata de refrigerante pode ter mais açúcar do que uma tablete de chocolate ou uma fatia de marmelada? Ou que uma lata de refrigerante pode ter o equivalente a cinco pacotes de açúcar dos que usamos no café? Para realmente ter noção porque não ver o vídeo Açúcar no refrigerante.
Os fabricantes abusam dos açúcares não só porque intensificam o sabor doce, mas também funcionam como conservantes, melhoraram a textura e corrigem a acidez. Na maioria dos casos os fabricantes não indicam a respectiva quantidade de açúcar nos rótulos. A lei só obriga a sua indicação no rótulo quando há uma declaração nutricional, como, por exemplo, a referência “sem açúcar”.
E se for light?
Os refrigerantes do tipo light possuem adoçantes no lugar do açúcar simples. O excesso do consumo desse tipo de refrigerante aumenta também a ingestão de adoçantes artificiais, o que não é recomendado.

2 comentários:

Ana Ribeiro disse...

Eu sou daquelas pessoas que põe a mão no ar, quando passa na Tv o anúncio da Coca-cola light! Digamos que sou uma viciada em recuperação!

Fernando Carvalho disse...

Os refrigerantes são hoje os maiores transportadores de açúcar para o ventre da raça humana. O açúcar presente numa Coca-Cola é 10%, a água tônica tem um pouco mais (porque é amarga)[a ditadura do açúcar usa os sabores fortes: amargo, salgado, ácido e até a pimenta para abafar a docura do açúcar e poder usar mais].
Mas os refrigerantes são apenas um dos veículos. Temos ainda a doçaria, a confeitaria, os farináceos, o café e o chá. Isso como grandes transportadores.
Entre os pequenos transportadores de açúcar estão as carnes embutidas, etc.