quinta-feira, 15 de março de 2007

As muitas aplicações do açúcar

O açúcar é usado por excelência na área de produção alimentar. Para além de ser utilizado como adoçante, desempenha também outras funções que, embora menos conhecidas, o tornam um ingrediente importante na confecção alimentar. A sua capacidade para dar cor e paladar, e o seu contributo na textura, consistência, conservação e fermentação dos alimentos, são propriedades que outros adoçantes não conseguem alcançar.
Fora da área alimentar, o açúcar tem ainda uma série de utilizações interessantes, nomeadamente na produção de colas e cimentos, no fabrico de tintas, no tratamento de peles, na composição de muitos produtos farmacêuticos, na produção de penicilina, se adicionado à água, ajuda a manter as flores frescas durante mais tempo e é o ingrediente que faz o vidro utilizado no cinema nas cenas de duplo.

2 comentários:

Fernando Carvalho disse...

Uma das coisas que podem se fazer com açúcar é pólvora. Misturado a "cloratos e percloratos" resulta num bom ingrediente de explosivos e propelente de foguetes. Seria bom que as mães de crianças pequenas pensassem nisso ao por a mão no açucareiro.

Anónimo disse...

BOBÃO