quinta-feira, 22 de março de 2007

O açúcar continua a "escravizar"!!

A escravatura, foi a forma de relação social de produção adoptada, de uma forma geral, no Brasil desde o período colonial até o final do Império. A escravatura no Brasil é marcada principalmente pelo uso de escravos vindos do continente africano, mas é necessário salientar-se que muitos indígenas foram vítimas desse processo.Os escravos foram utilizados principalmente em actividades relacionadas à agricultura, com destaque para a actividade açucareira sendo assim essenciais para a manutenção da economia. A escravatura só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de Maio de 1888.

No entanto, o açúcar continua a “escravizar”. Muitas das consequências do consumo exagerado de alimentos excessivamente ricos em açúcar levam ao aparecimento de patologias crónicas, tais como a tão discutida diabetes, passando pela obesidade e até uma simples cárie dentária. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que as doenças crónicas representam cerca de 59 por cento do total de 57 milhões de mortes por ano e 46 por cento do total de doenças. Afectam países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento.

2 comentários:

Pedro Graça disse...

Gostei muito da junção entre a história e o problema actual. Venham mais posts com a mesma qualidade.

Fernando Carvalho disse...

O açúcar continua a escravizar em todos os sentidos. No Brasil o governo criou uma força tarefa que percorreu o país em busca de focos de trabalho escravo. E as fazendas nas quais mais facilmente encontrava-se esse tipo de exploração do homem pelo homem eram as plantações de cana-de-açúcar.

Aqui no blog fez-se referência às pesquisas de Bart Hoebel da Universidade de Princeton sobre como o açúcar vicia (escraviza).

E finalmente como todo mundo é obrigado a comer o açúcar oculto nos alimentos industrializados isso não deixa de ser uma espécie de escravização.