Habitualmente quando nos referimos a açúcar, ou simplesmente o adicionamos ao café o que realmente estamos a utilizar é sacarose, apenas uma das formas possíveis de açúcar. A sacarose é extraída da cana-de-açúcar ou de beterraba.
quarta-feira, 7 de março de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Os "açúcares" (essa palavra é enganadora) que o ser humano precisa são a glicose fornecida pelas frutas, os cereais e o mel, e a lactose que vem junto com o leite.
A sacarose é um açúcar que circula no sistema vascular das plantas, seu objetivo é transformar-se em glicose e frutose para uso das plantas. Não existe na natureza uma fruta "adoçada" com sacarose, numa fruta madura e doce a presença dela é residual.[caldo de cana é a seiva de uma gramínea]
A sacarose antes de ser assimilada pelo organismo tem que sofrer uma hidrólise enzimática. O mesmo não ocorre com a glicose nem a frutose que são "açúcares simples".
A sacarose por ser uma molécula constituída de dois açúcares acoplados ela é altamente energética por isso serve tanto para a produção de pólvora quanto para a produção de cárie. A bactéria cariogênica é "sacarose-dependente".
Enviar um comentário