terça-feira, 15 de maio de 2007

Açúcar, o réu! Culpado ou inocente?!


O açúcar contido nos alimentos é como todos nos sabemos um dos principais culpados de algumas das patologias que mais atormentam a nossa sociedade, sendo muitas delas do foro crónico. O açúcar é assim considerado por nós um verdadeiro bode expiatório em toda e qualquer doença relacionada com este.

No entanto o facto deste constituir uma verdadeira fonte de energia bastante concentrada poderá ser uma mais valia da qual poderemos tirar partido de uma forma bastante benéfica. Por exemplo no futebol, desporto bastante desgastante, que todos nós vemos na televisão, este tem uma aplicação bastante prática. Cada jogador tem à sua disposição uma bebida com açúcares de absorção rápida, tendo estes a função de diminuir a fadiga muscular por prolongar a existência de glicogénio no músculo estriado. Esta bebida tem outras funções como por exemplo a hidratação, mas sobre a qual não vou dissertar. Ora vejamos também o caso de um diabético em hipoglicemia: um dos primeiros procedimentos a ter é fornecer-lhe um pacote de açúcar com água a fim deste recuperar rapidamente o nível de glicose sérica, caso contrário poderia estar em causa uma situação de coma.

O açúcar, tal como tudo, possui defeitos e desvantagens, como todos sabemos disso, mas como podemos constatar com alguns exemplos dados acima este poderá também ser um aliado bastante importante caso seja utilizado da forma correcta. Tudo depende da forma como o utilizamos.

Não seremos nós então, os verdadeiros culpados pelos efeitos devastadores do açúcar na nossa saúde pública?! Pensemos então na utilização do açúcar à cerca de 80 anos atrás em que para muitas das famílias não havia orçamento para tal luxo e este era consumido com muito menos frequência! Pensem agora também na evolução das patologias desde essa altura até aos nossos dias em que o usamos em tudo e mais alguma coisa e em quantidades estrondosas!

Será o açúcar culpado?!... Na altura do veredicto final reflictam um bocado sobre algumas destas questões…

1 comentário:

Fernando Carvalho disse...

Prezados amigos portugueses.
Sinto um carinho muito grande por tudo que vem de Portugal, pelo simples fato de que nós o Brasil somos criação dos portugueses.
Minha opinião sobre o açúcar é que ele é culpado e candidato à pena máxima (a expulsão da mesa). Mas minha opinião é suspeita posto que escrevi um livro sobre o açúcar. Chama-se "O livro negro do açúcar". Quem quiser ver a capa e comprar veja o portal www.docelimao.com.br tem também uma versão gratúita no 4shared e no scribd. Criei também a comunidade no orkut "Açúcar mata!".
Aguardo vocês por lá.
Abraços
Fernando Carvalho