sexta-feira, 20 de abril de 2007

O açúcar causa dependência?


Todos já sentimos aquela sensação de precisarmos de uma coisa doce. Simplesmente não conseguimos resistir à tentação. Mas será o açúcar um vício? Vários estudos (experiência em ratos de Bart Hoebel) indicam que o impulso para comer alimentos doces tem semelhanças psicofisiológias com a dependência do consumo de droga. É activado um sistema de recompensa no cérebro que nos impele a repetir a dose, tal como sucede com a heroína, a nicotina ou o álcool. Quando não há ingestão de açúcar pode surgir ansiedade de consumo e sinais típicos de “ressaca”. A habituação ao sabor doce pode levar a dependência.

Experiências de Bart Hoebel sobre dependência de açúcar

“Experiências realizadas com ratos, conduzidas pelo neurocientista Bart Hoebel da Universidade de Princeton, nos EUA, revelaram que apenas dez dias os pequenos roedores duplicaram a ingestão da solução açucarada, bebendo-a logo na primeira hora em que estava disponível. Os ratos evidenciaram alterações ao nível dos neurotransmissores cerebrais e manifestaram sinais típicos de privação, como ansiedade, agitação e tremura dos dentes. Sintomas que se mantiveram quando o açúcar foi substituído pela sacarina, um adoçante artificial, o que reforça a ideia de que a dependência é suscitada, sobretudo pelo sabor doce.” (retirado de noticias magazine)

Gulosos?

Sabia que cada português consome em média 35 quilos de açúcar por ano, ou seja cerca de 100g por dia. Mas não somos os mais gulosos, cada americano consome por ano cerca de 72 quilos, o que contribui para que os sejam os campeões em excesso de peso e obesidade.